La historia de la Iglesia

Fluxograma da História da Igreja

Fala Pessoas! Tudo bem?! Vocês estão vendo acima uma linha do tempo da história da Igreja Cristã bem simplificada, mas que ajuda a nos situarmos nesse assunto fabuloso.

Resolvi postar aqui no blog dicas pra você que quer aprender sobre a história do Cristianismo, como tudo começou, o que aconteceu depois dos escritos do livro de Atos até os dias de hoje!

Estudar história é muito importante: nos ajuda a compreender o nosso próprio tempo, quem somos, nossas reais perspectivas para o futuro, a evitar cometer os erros do passado, a nos desiludir e colocar os pés no chão, etc. Tem muita gente com mais propriedade do que eu pra te convencer da importância desse estudo. Mas uma coisa é certa: pro cristão é muito válido. Hoje o cenário da igreja no Brasil e no mundo está caótico: muitas heresias e secularização. Muitas denominações já viraram verdadeiras empresas. Muitos cristãos continuam caindo em heresias que já foram combatidas nos primórdios do cristianismo. Muitos abraçam mais as tradições do que os ensinos bíblicos (falo de protestantes e católicos!). Há muita divergência e preconceitos entre os próprios cristãos fruto da falta do conhecimento bíblico e histórico.

Pois bem, pra tentar nos livrar da ignorância, segue cinco dicas imperdíveis pra procurarmos entender melhor a história da Igreja:

Espelho dos MártiresO Espelho dos Mártires

É um documentário cristão com duração de aproximadamente duas horas em dois DVDs, que pode ser adquirido no site O Amanhã Hoje. Conta a história dos cristãos primitivos e dos mártires cristãos que andaram por essa Terra ao longo da história da humanidade. Eu recomendo para aqueles que querem um primeiro contato com o estudo desse tópico, por se tratar de uma produção relativamente curta (em comparação com o tempo, que é gigantesco!). Segue os links das duas partes do documentário:

O Espelho dos Mártires (DVD1)

O Espelho dos Mártires (DVD 2)

Bom CaminhoCurso História da Igreja

O site Bom Caminho disponibilizou um curso completo de história da Igreja, ministrado por Juliano Heyse na Igreja Batista Reformada Vida Nova em Florianópolis/SC, em vídeo, áudio e apresentações em PowerPoint, tudo de graça! Você pode assistir/ouvir online ou baixar tudo para o seu PC, caso prefira. É uma fonte maravilhosa de estudos e realmente edificante! Eu ainda não terminei o curso, mas sempre que sobra um tempo eu assisto às aulas! O curso está dividido da seguinte forma (clique nos tópicos para ser direcionado aos conteúdos):

1) Os Primeiros 500 Anos (16 capítulos);

2) A Alta Idade Média (4 capítulos);

3) Mais 500 Anos – O Terceiro Período (10 capítulos);

4) Reforma e Igreja Moderna (24 capítulos);

Você pode assistir a todos as aulas pelo canal do Juliano no Vimeo clicando aqui.

O excelente blog Voltemos ao Evangelho também publicou posts compartilhando as aulas do curso. Eles publicaram um post com links para cada aula individualmente. Para acessar, clique aqui!

Heróis da FéHeróis da Fé

Heróis da Fé é um best-seller que vendeu mais de 300.000 cópias ao redor do mundo, escrito por Orlando Boyer (1893 a 1978), que foi um pastor norte americano na Assembleia de Deus. O livro conta a história de “20 homens extraordinários que incendiaram o mundo”. Alguns deles estão na minha página Preachers (olha lá!). Hoje eu descobri no youtube o áudio dos capítulos desse livro feito por Renan da Costa. Compartilho abaixo a playlist:

Série Loucos Por JesusLoucos Por Jesus

A série Loucos Por Jesus do pr. Lucio Barreto Jr. reúne as histórias de grandes homens e mulheres cristãos da história, desde os primeiros discípulos e apóstolos de Jesus até os cristãos contemporâneos, que sofreram muito e até foram martirizados por causa do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. São 3 livros: volume 1 (de Estêvão em 34 d.C. até John e Charles Wesley em 1791 d.C.); volume 2 (com cristãos perseguidos da história recente, sem ordem cronológica); e volume 3 (apenas com histórias de mulheres cristãs que nunca negaram a Cristo!). Se você é reformado e não gosta do pr. Lucinho, acredite: você vai gostar desses livros. É o tipo de literatura, assim como o Heróis da Fé, que nos fazem refletir e repensar todo o cristianismo que temos vivido.

Avivamento - Propósito Eterno de DeusAvivamento: Propósito Eterno de Deus

Eu ganhei esse livro (1ª edição, 1993) numa viagem missionária a Pompéu/MG que fui no início de 2012 pelo pastor Eliel da 1ª Igreja Batista em Pompéu (nossa que saudade daqueles 10 dias!). Eu só fui ler o livro mesmo no meio do ano passado (tinha outros na fila) e nem sequer imaginava tratar-se de um excelente e detalhado livro sobre a história da Igreja. Só pra você ter uma idéia, esse volume da foto (o único que eu tenho, volume III-A) fala do desenvolvimentos das heresias nos séculos II e III, do maometismo, reforma, dos anabatistas, etc. Aliás, eu nem sabia que a questão do batismo foi um pretexto pra tanto derramamento de sangue na história. É uma pena que eu não tenha em mãos a obra completa, que foi escrita pelo pastor batista Joe Tarry. Se você tem e quiser me vender ou souber de alguém que possa me arrumar eu agradeço demais! E, claro, procure pra você também. É um ótimo livro!

Por enquanto é isso, leitor! Não seja um cabeção e dê um jeito de aprender a história do Cristianismo! Informações hoje em dia é muito fácil! Aproveite enquanto a censura (“nossa que exagero”) não atrapalha!

“Os cristãos precisam ser mais lembrados do que ensinados” (frase atribuída a C.S. Lewis)

Anúncios

2 opiniões sobre “La historia de la Iglesia”

  1. Acrescentado o link direto para os vídeos do curso de História da Igreja do site Bom Caminho, que leva para o canal no Vimeo do professor Juliano Heyse (a media do site bom caminho está com os links quebrados).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s