Plante no Sertão Nordestino

Eu e o pastor Pedro Filho
Eu e o Pastor Pedro Filho

Querido leitor, te saúdo com a Graça e a Paz de Jesus!

Finalmente estou voltando a escrever! Isso aqui estava às moscas, como diriam os mais antigos! Enrolei para escrever esse texto, que é mais um convite do que uma mensagem: plante no sertão nordestino!

E por que estou falando isso? Bom, é que em janeiro deste ano de 2014 eu tive o privilégio de fazer parte de uma equipe de missionários que viajaram para PLANTAR a palavra de Deus no sertão cearense. Fomos pelo departamento de missões transculturais da Igreja Batista Getsêmani e ficamos hospedados na Comunidade Evangélica Cristo Vive, em Juazeiro do Norte/CE.

Milhões de romeiros vão até aquela cidade para reverenciar o Padre Cícero Romão Batista, o famoso “Padim Cisso”! Toda a região do Cariri tem fortes influências do romanismo, sendo que o povo é inundado na idolatria e na tradição romana. É um lugar que, sem dúvida, carece muito de oração e trabalho evangelístico.

A Igreja local

Gravei um vídeo com o pastor Pedro Filho, líder da Comunidade Evangélica Cristo Vive, no qual ele testemunha um pouco do trabalho que fizemos e faz um convite! Assiste aew:

E eu deixo aqui o meu testemunho sobre o pastor: encontrei um verdadeiro pastor! Fiquei emocionado de ver como ele cuida de suas ovelhas, sofre e chora por elas e pelas almas perdidas, pelo sertão, trabalha muito, prega o Evangelho puro e simples, denuncia os falsos profetas, assume as próprias falhas, zela pela Igreja e tem compromisso com Deus!

Serra do Araripe: um solo fértil e um tempo seco. É o mesmo com os corações do sertanejo.
Serra do Araripe: um solo fértil e um tempo seco. É o mesmo com os corações dos sertanejos.

Ele abriu uma igreja no meio da mata, na Serra do Araripe, uma floresta localizada a cerca de 45 km de Juazeiro do Norte. Lá vivem aproximadamente duas mil pessoas, longe do Evangelho e do progresso. A estrutura é simples demais naquele lugar. A parte da igreja separada para a pregação da Palavra é coberta por um telhado de amianto todo furado. O pastor nos contou que sempre ora para que chova após o culto.

Na cidade de Caririaçu/CE, também próxima a Juazeiro, há um ponto de pregação também. Naquele lugar, fizemos evangelismo de casa em casa, visitamos membros, pregamos e evangelizamos na praça da Igreja matriz. E foi uma bênção!

Caririaçu
Culto na praça – Caririaçu/CE

Existem muitos projetos maravilhosos em andamento e outros para serem colocados em prática. O pastor Pedro Filho é um visionário que crê no evangelismo integral. Ele quer juntar recursos para pagar cirurgias das pessoas, levar cestas básicas, comprar um caminhão pipa para abastecer os moradores da Serra do Araripe, sustentar famílias de pastores, enfim, fazer o que toda igreja que se preze deve fazer!

Quem quiser ajudar (ninguém me pediu para por isso aqui, mas muito acho que convém!), segue as contas nas quais se poderá depositar ofertas:

COMUNIDADE EVANGÉLICA CRISTO VIVE
Banco Bradesco
Agência 0456-1 / Conta Corrente 30316-0

FAMÍLIA PASTORAL
Banco Bradesco
Agência 0456-1 / Conta Corrente 33963-6

Um sertão que eu sequer imaginava

Balneário Termas dos Caldas - Muita água e muita riqueza. Deveria ser repartido com o sertanejo...
Balneário Termas dos Caldas – Muita água e muita riqueza. Deveria ser repartido com o sertanejo…

No último dia, fomos presenteados com um momento de lazer num balneário, isso mesmo que você leu, balneário, em Juazeiro do Norte. A região do Cariri possui muitas nascentes de água mineral. Há um grande reservatório de água naquele lugar. Infelizmente, são poucos os que podem usufruir.

Entrei num poço aonde era quase impossível afundar, por causa do fluxo de água brotando do chão, que me empurrava sempre para a suerfície! Uma delícia! Não dava pra imaginar que ali, em pleno sertão cearense, eu ia arrumar um lugar pra nadar!

Juazeiro do Norte também me surpreendeu. Muitas concessionárias de automóveis, muitos carros premium rodando pela cidade, muito comércio, mas, também, esgoto a céu aberto, ruas estreitíssimas (nosso ônibus mal conseguia andar na cidade!), muita desigualdade.

Duas das jacas que ganhamos nos evangelismos. E estas eram as pequenas!
Duas das jacas que ganhamos nos evangelismos. E estas eram as pequenas!

Na Serra do Araripe, apesar da falta de chuva, me deparei com jacas gigantes, dentre várias frutas muito bonitas. E ali tínhamos um sertão diferente. Esqueça o solo rachado e as vacas mortas na estrada, como vemos na mídia. O lugar tem potencial para se desenvolver. Basta o nordestino acreditar, ter o incentive correto e claro, se converter a Jesus Cristo, porque onde o Cristianismo entra, tudo se transforma.

Outro Projetos

MNESNConhecemos o Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino que tem o objetivo de unir as igrejas evangélicas em prol da grande comissão que Cristo Jesus ordenou. Nos dias 27 a 30 de Agosto de 2014 haverá o 2º Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino, que tem o objetivo de congregar obreiros que estão plantando igrejas e/ou obras sociais no sertão nordestino e pastores e líderes de igrejas de várias regiões do Brasil que têm capacidade de colaborar em todos os sentidos com esses obreiros. Para mais informações, envie um e-mail para congresso@movimentoevangelizasertao.com.br ou acesso o blog do Pastor Jonathan!

Visitação de DeusTambém nos foi apresentado o projeto Visitação de Deus que é um movimento de oração, de porta em porta, no sertão nordestino! Muitas pessoas já se renderam a Cristo por meio desse ministério! Clique nos links para saber mais e ajudar também!

Família Juazeiro

E, como eu disse, foi um privilégio tremendo! O trabalho ainda foi adoçado pela comunhão maravilhosa com meus irmãos e amigos de ministério Jamilla, Luana, Felipe e Sarah e, claro, com os demais membros da “Família Juazeiro”, que já amo demais: Vitor Braga, Victor Arliete, Gilson, Zé Mateus, Pamella, Layenne, Rebeca, Raquel, Cássia, Rozane, Sulamita, José, Stevão, pr. Marcos, Rose Delcin – nossa líder, o meu amigo Paulo Silas (^^), Daniele e Danieli (xD), Soledade, Angelica, pr. Antônio e Maria Aparecida – meus “pais”, Getulio, Vinícius, Mateus, Tiago, Eduardo, Rita, Raimundo e todos os outros… minha memória não é tão boa assim!

Família Juazeiro

Ore pelo Sertão!

Anúncios

3 opiniões sobre “Plante no Sertão Nordestino”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s