(N)etiqueta, pelo amor de Deus!

Aguentar gente sem educação é um martírio pra maioria (há quem não se importe) e eu, obviamente, pelo título do texto, dou muito valor à boa conduta, até mesmo na internet.

Não sei se você já ouviu falar nesse termo, netiqueta, ou se você já pratica isso há muito tempo. De qualquer forma, é uma boa dica de utilidade pública que precisa ser espalhada. “Por que?”, alguém certamente questionará. Eu te respondo: porque seres humanos são difíceis de lidar e, contudo, homens e mulheres têm de conviver em sociedade.

Agora, imagine o caos que seria se cada um fizesse o que bem entendesse a qualquer hora. Cada pessoa pensa de um jeito, cada um tem seus valores, verdades, desejos, problemas, manias, vícios, etc. E mesmo assim precisamos viver em sociedade porque nenhum de nós é autossuficiente. Precisamos de uns dos outros para viver. Como, então, fazer parte de uma sociedade sem regras? Teríamos nossa liberdade violada a todo momento por alguém que quisesse usufruir de sua própria. Logo, são necessários conselhos que, uma vez seguidos, permitem a boa convivência entre as pessoas e evitem constrangimentos. Isso é etiqueta.

Mas eu quero falar de netiqueta, que é o termo que usamos para descrever como as pessoas se comportam bem no universo online. E, acredite, a falta dela é capaz de criar as mais estúpidas e desnecessárias brigas em nosso dia a dia. Isso significa que existem atitudes que tornam a comunicação online mais fácil ou inapropriada, chegando a irritar até a mais zen das pessoas.

Desligue esse CAPSLOCK!CapsLock (FIXA)

É HORRÍVEL LER UM TEXTO ASSIM, NÃO É MESMO? A IMPRESSÃO QUE PASSA É QUE A PESSOA QUEM ESCREVEU ESTÁ GRITANDO COM VOCÊ! É CONSIDERADO RUDE, FALTA DE RESPEITO, ENTRE OS INTERNAUTAS. E, CONVENHAMOS, É CHATO MESMO LER UM TEXTO EM CAIXA ALTA.

NÓS VEMOS MUITO DISSO EM COMENTÁRIOS DE BLOGS, POSTAGENS NO FACEBOOK E EM FÓRUNS. NORMALMENTE A PESSOA QUE ESCREVE ASSIM TEM OS ARGUMENTOS MAIS IDIOTAS (PELO MENOS É O QUE EU TENHO VISTO)! PARECE QUE SE QUEREM FAZER OUVIDAS E AÍ PRECISAM ESCREVER ASSIM. QUER SABER? QUASE NINGUÉM SE IMPORTA, DE VERDADE, COM OS COMENTÁRIOS DESSES POBRES INDIVÍDUOS.

UFA! FOI CANSATIVO LER ESSE PARÁGRAFOS, NÃO FOI? ESPERO QUE VOCÊ QUE FAZ ISSO PARE COM ESSA PRÁTICA, POR FAVOR!

Alfinetadas

Alfinetada
Tem gente que alfineta mais do que os praticantes do vodu!

Outra falta de educação lamentável. Principalmente entre aqueles que se dizem polidos, religiosos, etc. Eu sei que as redes sociais permitem esse tipo de atitude porque é livre a expressão do pensamento na internet (hum… nem tanto, infelizmente). Mas pra que ficar se expressando desse modo online? Isso é infantilidade, mimimi, coisa de gente mal resolvida que não sabe conversar pessoalmente.

É claro que muitas vezes precisamos desabafar, extravasar. Tudo bem, somos humanos, fracos e pecadores. Mas pra tudo tem lugar e hora. Como é que fica o nosso testemunho de vida se nos comportamos como crianças mimadas?

A coisa é tão séria e ridícula que, pra você ter uma ideia, isso já foi tema de discussão em reuniões de ministérios que eu participo. Eu mesmo quase curti um comentário no facebook uma vez que só bem mais tarde eu fui descobrir que estavam reclamando de mim! E ninguém nunca veio conversar comigo a respeito do assunto até hoje. ‘-‘

Meter o bedelho

"Oh, perdoe-me, eu não percebi que você era um expert da minha vida e em como eu devo vivê-la. Por favor, continue enquanto eu tomo nota.
“Oh, perdoe-me, eu não percebi que você era um expert da minha vida e em como eu devo vivê-la. Por favor, continue enquanto eu tomo nota.”

Gente, me perdoem. Eu já tenho 25 anos e ainda uso expressões do tempo da minha avó. Outra atitude que irritam as pessoas, principalmente em redes sociais, é alguém se meter numa discussão que não foi chamado. Ou, ainda, interpretar mal um comentário de alguém e postar uma resposta malcriada ou tomar partido de alguém, sem antes saber o contexto da situação, o grau de relacionamento entre as pessoas envolvidas, etc.

Tudo isso gera constrangimentos desnecessários. Você pode criar confusão atoa! “Ah, mas a internet é livre! E se uma pessoa posta ou comenta alguma coisa nela é porque ela consente em compartilhar publicamente seu pensamento! Eu tenho o direito de falar o que quero!” Tem, cabeção! Lógico! Mas vale a pena? Tem que ter sabedoria pra usar seus direitos. Não somos animais. Temos que pensar pra agir!

Floodar

Sei que nem todo flooder faz por mal. Mas aprenda a se comunicar!
Sei que nem todo flooder faz por mal. Mas aprenda a se comunicar!

Cara, isso é muito chato! Coisa de gente sem noção! O Flood é uma palavra inglesa que significa enchente, inundação. Na internet, a gente fala que alguém está “floodando” quando ela posta diversos comentários em sequência, em sua maioria curtos, como na foto ao lado. Isso inviabiliza o leitor de entender o contexto das mensagens bem como simplesmente nos faz perder a paciência por ter que ler tudo. Isso no whatsapp é terrível também. Você acorda de manhã e lá estão as 3873 mensagens não lidas dos grupos, a maioria um monte de “kkk” repetido e conversa fiada.

Quando for falar alguma coisa evite escrever linha por linha. Escreva todo o parágrafo do assunto que você quer transmitir e só depois tecle enter. É muito irritante ficar esperando a conclusão da conversa. Também é considerado flood.

Outra coisa é começar uma conversa particular com alguém no meio de um grupo. Isso é floodar também e irrita. Se vai começar um assunto particular, vá pro inbox dessa pessoa. Muito simples! E evite conversar sobre assuntos que não têm nada a ver com a proposta do grupo. Muita gente acaba saindo desses grupos porque não suportam os flooders!

Isso também vale pra aqueles malucos carentes que compartilham milhões de coisas em sequência nos grupos. Nem deu tempo de ler um dos pots e lá vai a pessoa publicar outra coisa. Isso é terrível! Vai com calma amigo, ninguém tem tanto tempo livre assim pra ler tudo!

Spam e Correntes

Corrente = estupidez
Corrente = estupidez

Espalhar spams e correntes é uma das práticas perturbadoras mais comuns e mais antigas da internet. Desde que o serviço de correio eletrônico (e-mail) foi inventado sofremos com isso. De mensagens curtas até slides em powerpoint, as pessoas vem espalhando boatos, mentiras, correntes, propagandas  e um monte de porcaria umas às outras. E o pior de tudo é que tem gente que repassa! Ai, ai, ai!

Não faça isso! Hoje temos spams e correntes por sms, whats, facebook. Isso é “retardadice”. Ninguém inteligente acredita naquelas correntes e ninguém prova nada compartilhando aqueles desafios do tipo: “se você ama Jesus, repasse!”. Faça-me o favor…

Seja objetivo nos seu tópicos

Ajude o seu ajudador a te ajudar!
Ajude o seu ajudador a te ajudar!

Isso vale pra aqueles que frequentam fóruns e grupos de discussão. Quando for abrir um novo tópico, verifique se algo similar já existe no grupo e não escreva coisas do tipo “Socorrooo!”, “Ajudem aqui!”, “Alguém???”, etc, no título. Isso é perturbador! faz com que os membros do grupo percam tempo porque eles têm de entrar em tópico por tópico pra saber o assunto tratado. Seu título deve indicar o assunto da maneira mais clara possível, para que aqueles que podem te ajudar apareçam!

Cade a fonte?

Sempre cite a fonte dos textos que você compartilha por aí!
Sempre cite a fonte dos textos que você compartilha por aí!

Tem gente que repassa textos inteiros de blogs, sites e etc e não citam a fonte. Impossibilitam o leitor de pesquisar e buscar credibilidade nas discussões. Lembre-se: direitos autorais são importantes. Além disso, eles nos ajudam a nos livrar da responsabilidade da publicação (eu ouvi isso de um professor meu da faculdade xD).

Isso também serve pra aqueles “teóricos de 6 minutos”, que correm pro google pra fazer aquela pesquisa básica só pra encontrar uma resposta apropriada pra dar ao seu adversário numa discussão. Qualquer um percebe que o seu silêncio no chat = pesquisa no google!

Pessoas têm sentimentos

Basta um "Enter" pra ferir alguém do outro lado da tela...
Basta um “Enter” pra ferir alguém do outro lado da tela…

É bom lembrar disso toda vez que for conversar com alguém pela internet. Cuidado com as palavras que você usa, com o tempo que você leva pra responder. É muito deselegante estar online numa conversa e não responder as mensagem. Se você não tem tempo, avise a pessoa. Diga que depois vocês conversam ou que agora não é um bom momento, etc.

Não seja rude, grosso, sarcástico com a pessoa que discorda de você numa discussão. Se você não tem nada de bom pra acrescentar, fique calado. Assim você se mostra mais sábio.

E se você pensa que tudo isso é “frescurada” deixe-me dizer que eu concordo e discordo. Eu preferiria que não precisássemos de tais regras. Quem dera tudo isso fosse apenas frescura. Mas, como já disse na introdução desse texto, com outras palavras, boa convivência se faz seguindo-se regras para isso. Tudo em prol de um bem maior e geral.

Por último, vale a pena meditar nesse versículo:

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Provérbios 6:16-19)

Busque o bom convívio, sempre!

Anúncios

4 opiniões sobre “(N)etiqueta, pelo amor de Deus!”

  1. spam e correntes entendo que é uma espécie de magia que a pessoa fantasia por achar que a vida é feita de ilusão. Desde a infância, a pessoa experimentou essa ilusão através dos contos de fada e muitas vezes para se desviar do sofrimento utiliza ” a corrente’ para amenizar sua dor. O triste é qdo isso vira vício podendo se tornar patológico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s