5 Previsões do Google Para O Marketing Digital Pós Pandemia

Predições do google para o marketing digital pós pandemia

A pandemia do novo corana vírus (SARS Cov-2) que nos acertou em cheio neste ano de 2020 impactou severamente a economia mundial e todos os tipos de negócios.

Existem empresas e pessoas que foram à bancarrota, mas também tivemos muitos casos de sucesso. A maioria deles ligado ao mercado digital.

De acordo com gráfico abaixo, do site Statista, podemos ver claramente um salto na participação das vendas online (e-commerce) no total de vendas do varejo nos EUA a partir do início do ano de 2020, que logicamente podemos associar aos efeitos do isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

Tal crescimento vertiginoso é animador para o comércio eletrônico! Mas o que esperar do marketing digital no pós pandemia? Com base nos insights do Google, que você pode verificar no site Think With Google, temos:

A Transformação Digital será a CHAVE para a Retomada Econômica e o Crescimento dos Negócios

Os interesses dos consumidores evoluem de forma muito rápida na revolução digital. Muito mais ainda agora em tempos de pandemia e as empresas deverão aprender a mudar suas estratégias de jogo rápido para estratégias de jogo longo, utilizando o Marketing Digital.

Capturar isso requer que as organizações repensem fundamentalmente suas modelos de negócios. As demandas flutuantes poderão ser entendidas com automação estratégica e inteligente dos dados dos consumidores no meio digital. Para isso, é necessário constante atualização das capacidades técnicas de análise de dados e tomadas de decisões baseadas neles.

Há uma aceleração global do consumo digital e isso faz com que o jogo do Marketing Digital seja cada vez mais maduro e aquelas empresa que se utilizarem desta época de pandemia como um catalisador de suas ações digitais terão uma estrutura mais sustentável e forte para o futuro.

O Aumento do E-commerce Leva a Uma Necessidade de Evolução Multicanal

As lojas físicas continuarão a existir, pois a experiência in locus de compra ainda é muito importante, especialmente em determinados nichos.

Os compradores estão mais do que nunca navegando entre canais digitais em suas jornadas de compras, mas também combinam interações com as redes offline (lojas físicas, por exemplo).

Eles querem agilidade, segurança, várias opções de pagamento (PRINCIPALMENTE por meios digitais).

Varejistas do amanhã terão que repensar a experiência física, criando ambientes seguros, confortáveis, ágeis e priorizando o que os clientes valorizam mais.

Alguns fatores serão decisivos para a experiência de compra, como meios para auto pagamento, pagamento por celular (totalmente sem contato), opções pegue e leve e pagamento online.

Aplicativos Serão Grandes Impulsionadores Para o Crescimento, Mas a EXPERIÊNCIA oferecida IMPORTA

Os aplicativos tem se tornado muito presentes em nossas vidas, mais agora do que nunca antes. Eles deixam as pessoas conectadas, informadas e abastecidas, mesmo estando isoladas #emcasa.

No começo de 2020, o tempo gasto em aplicativos aumentou cerca de 20%. As empresas devem melhorar seus serviços visando a satisfação e experiência do consumidor.

Veja as Starbucks, por exemplo. A empresa consegue manter lojas abertas e manter o distanciamento social utilizando pedidos de compra dentro do aplicativo. O investimento dela no app permitiu diminuir o tempo de espera e as longas filas dos horários de pico. Eles estão até mesmo mudando a disposição interna de lojas para um modelo focado em facilitar aos consumidores pedirem online e buscarem na loja com o máximo de eficiência.

Marcas de todos os setores podem ajdar os consumidores durante a retomada econômica ao investir em presença em apps. É importante fazer isso estrategicamente, não apenas replicar o que se pode conseguir numa experiência navegando no website, por exemplo. Acrescente conteúdo de valor, funcionalidades novas e que melhoram a eficiência do negócio. Por exemplo, aplicativos de hotéis que permitam check in/out remoto. Dessa forma, os clientes podem interagir com suas marcas favoritas mais facilmente e de várias formas.

Volta do Comércio Internacional

Novas tendências nas compras internacionais surgiram por ocasião da pandemia do Covid-19. Por exemplo, segundo essa pesquisa, 20 a 40% das pessoas do Europa Ocidental compram mais produtos online do que antes. E muitos compram produtos que não estão em seus países de origem.

As rasões são:

  • as pessoas estão passando mais tempo online pesquisando e descobrindo novos produtos;
  • é bem mais conveniente comprar em casa do que ter que sair e se expor aos riscos que já existem normalmente, ainda mais com o novo coronavírus;
  • falta de produtos na região e uma imensa variedade de produtos e preços competitivos online.

O comércio internacional desempenhará um papel fundamental na aceleração dos negócios no pós pandemia. Veremos empresas se diversificando com novas estratégias geográficas para atender à demanda global desses novos hábitos.

Elas podem se preparar estudando os mercados novos que adquiriram na pandemia e usar a ferramenta do google Market Finder como uma forma de começar a investir no mercado internacional.

As Tendências do Consumidor Serão Ponto Central no Planejamento de 2021

Mais do que nunca, os consumidores:

  • Estão levando as empresas a INOVAREM. O apetite por soluções digitais descobriu novas áreas para inovação, incluindo procuras por “academia virtual” na Espanha, que cresceu 1000% de um ano pra cá;
  • Querem informação EM TEMPO REAL. Eles procuram por negócios “perto daqui” e “abertos agora” e pesquisam por termos específicos como “podemos ir às compras juntos” (na França);
  • Tem Expectativas Líquidas. Esse termo é utilizando quando os consumidores comparam serviços diferentes e utilizam um ou outro como padrão para classificar suas experiências. Por exemplo, quando você entra numa Apple Store ou Google Play, e a experiência dessas lojas se torna padrão para sua escolha de um ou outro serviço, como “entrega de chá da tarde”, novo termo de pesquisa que surgiu na Grã-Bretanha.

Para se preparar para essas mudanças nos próximos 6 a 12 meses, as empresas têm que estar aprender a captar e atender esses novos padrões. O marketing inteligente deverá ser capaz de analisar e entender essas mudanças, ser ágil e responsivo, aprender a mostrar a informação certa na hora certa, manter uma alta política de privacidade, para construir uma relação de confiança.

O Que Fazer Agora?

Parta para a ação o quanto antes! O Marketing Digital é um ramo super estratégico e mais do que nunca a sua empresa deve se focar nele. 

Acompanhe o blog para se inteirar cada vez mais desse amplo e promissor mercado!

Fica na Paz!

Publicado por Diogo O. Yoshida

Cristão, Marido da Jakeline Oshiro, Empreendedor Digital, Professor de Inglês, Analista de Licitação e Engenheiro Mecânico formado pela UFMG, com ênfase em Engenharia Automotiva.

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